Sobre a brevidade da vida

Nessa semanas que se passaram, várias pessoas, conhecidas de pessoas que conheço, morreram. Dentre elas, uma jovem com a minha idade. Foi chocante para mim ver fotos dela. Fotos dela sorrindo, foto dela com as amigas, fotos dela com a família. Sorrindo, abraçando, amando e sendo amada de volta.  A anos atrás, um dos meus amigos morreu em um acidente de carro. Simples assim, rápido assim. E infelizmente eu só soube depois que o enterro já havia acontecido, nem tive chance de me despedir dele. Olhei fotos, vi seu sorriso, lembrei de suas piadas, lembrei de suas risadas e em como a vida ainda tinha muito a oferecer a ele.

Isso me fez pensar em como a nossa vida pode ser breve. Como as coisas são e de repente não são mais. Como podemos estar sorrindo com determinada pessoa e depois chorando por saber que não teremos mais a chance de um abraço.

A vida é tão curta, tão preciosa e quando menos esperamos, ela acaba. Não quero ser pessimista nem nada, apenas gostaria que as pessoas parassem de se preocupar tanto consigo mesmas, que elas aprendessem que podemos dizer o tão temido “eu te amo” hoje e mesmo que ele não seja correspondido, temos a chance de levantar no dia seguinte para dize-lo mais uma vez a outra pessoa.

A vida é feita de oportunidades, mas o nosso mesmo nos impede de aproveitar e de sorrir com ela. Se não arriscarmos, jamais vamos saber se aquela viagem será a melhor de nossas vidas ou se aquele restaurante é bom de verdade.

Não podemos deixar com que o medo acabe com todas as nossas chances. Nascemos para a felicidade e não para a reclamação e se metade do mundo se lembrasse disso, talvez não estaríamos onde estamos.

A cada dia, cada manhã, temos a chance de fazer tudo de novo. Temos a chance de fazer toda a diferença e de mudar o que fizemos ontem.

Deixe um comentário

