Hoje.

Imagem

 

 

Essa é uma frase que as pessoas costumam ouvir muito de mim: VIVA O HOJE. Para alguns, é despreocupação eminente, para outros é só um toque de rebeldia no meu dia-a-dia.
Para os que me conhecem bem, é o meu jeitinho de não me preocupar com o amanhã.

Eu sou um ser curioso. Lembro que no sétimo ano, ouvi de uma professora que minha curiosidade e olhar crítico me levariam muito longe. Bem, eu estou bem longe mesmo, mas eu não sei até que ponto é culpa de um ou do outro. Na verdade, as pessoas tem dificuldade de entender que não tenho uma curiosidade padrão, daquelas de revistas de fofoca. Na verdade, eu gosto de saber sobre as pessoas, sobre o que elas gostam, o que fazem e como fazem. Pergunto tudo, para Deus, pro Universo, para o senhorzinho sentado na esquina. Mas as minhas perguntas não costumam começar com “por que?”. Na verdade, eu não entendo essa nossa necessidade de querer encontrar a razão de tudo. Tem coisas que simplesmente não precisam de explicação alguma, só existem, e é bem melhor assim.
É por isso que eu gosto de viver o hoje. O hoje, sem dificuldade, sem perguntas complexas demais e respostas prontas. Aprendi desde cedo que a vida não é o resultado das respostas que nós colecionamos no decorrer da existência. A vida é o resultado das perguntas – e das não-perguntas também!
Talvez eu não seja assim, tão racional. Não quero entender as razões nem os porquês. Na verdade, se não for necessário, eu não quero entender nada. Eu quero viver o agora. Se der certo, eu descubro depois – quando o depois já se tornar o agora. E enquanto eu vivo de “agoras”, posso aproveitar as maravilhas sem explicação que ganho de presente todo dia: o olhar de uma criança desconhecida, a água geladinha que sai das fontes naturais e minha fé: que não tem respostas e ainda assim não me deixa dúvida alguma.

Deixe um comentário

